Os Beneficios das Fibras

Conheça Os imensos beneficios das Fibras no Nosso Organismo

Ao falarmos de hábitos saudaveis na alimentação, devemos referir quão importante é para o organismo o consumo diário de fibra vegetal. A fibra vegetal é celulósica e está presente nos elementos vegetais, não é digestível, mas básica no nosso processo alimentício. Em que alimentos podemos encontrar fibra? A fibra encontra-se nas frutas, cereais e verduras.A fibra lubrifica o intestino, favorece e acelera a digestão e a sua passagem pelo organismo arrasta gorduras e líquidos perniciosos.
A ausência de fibra, perdida no processo de refinamento do produto traz consigo um claro aumento dos riscos de cancro do cólon, doenças coronárias, apendicite, flebite e obesidade.

Esta encontra-se preferencialmente no estado integral dos cereais, na casca e polpa de algumas frutas e caracteríza-se pelo facto de que, quando ingeridas juntamente com outros nutrientes, não são desdobradas pelos sucos gástricos, nem transformadas pelos ácidos ou sais biliares ou pancreáticos. A sua função consiste em limpar todos os recantos do tracto digestivo, levando consigo as partículas fecais, sem deixar que estas se armazenem nos divertículos, formando resíduos muito nocivos para todo o organismo.

Uma comparação simples entre comunidades com diferentes hábitos de alimentação mostra que um consumo
mínimo de fibra, apenas vinte e cinco gramas por dia, evita diverticuloses, apendicite, etc., como sucede nalguns locais em África, onde, entre a ingestão de alimentos e a expulsão da materia fecal, não decorrem mais de vinte e quatro horas. Enquanto que, nalgumas comunidades ocidentais, o mesmo processo pode completar-se entre dias e duas semanas, devido a que, enquanto as primeiras consomem alimentos com alto conteúdo de fibra vegetal, os ocidentais ingerem alimentos refinados química e fisicamente, onde se
perdeu uma grande parte das suas condições naturais, tornando-os mais suaves e agradáveis ao paladar, mas empobrecidos e convertidos em substâncias tóxicas não assimiláveis pelo organismo. Com muita razão se disse que o indevidamente chamado progresso tem um alto preço, que se reflecte na perda de saúde.Consumir fibra proporciona uma boa saúde porque:
– Ajuda o organismo a sentir-se cheio e a reduzir o apetite.
– Reduz o risco de afecções do estômago e intestino, e de cálculos biliares, varizes e apendicite.
– Ajuda a reduzir a quantidade de gordura absorvida pelo organismo.
– Evita a obstipação.
– Absorve toxinas e venenos.
– A comida rica em fibra exige maior mastigação e, por isso, chega ao estômago mais bem preparada para a
digestão.

Alimentos ricos em fibras
Pão integral, massa integral, trigo integral, aveia em flocos (flocos de aveia) e cereais ricos em farelo, frutas e verduras frescas, nozes, legumes e batatas com casca.
O excesso de fibra produz gases e doenças abdominais.

05. Novembro 2017 by admin
Categories: Fibras | 1 comment

One Comment

  1. suas dicas sobre as fibras alimentares são excelentes, as frutas cítricas como as laranjas são excelentes fontes de fibras também.

Leave a Reply

Required fields are marked *


*