Leite

Conheça os beneficios do leite desnatado, de vaca, materno, leite de ojé, coco, cabra, soja, maternizado e seus derivados, como o queijo fresco e o iogurte.

Leite e seus derivados

Leite de vaca

Evita a osteoporose, combate infecções, evita úlceras pépticas, cáries, bronquite crónica; aumenta a
energia mental, reduz o colesterol, alivia a mítação gastrointestinal. Contém cálcio e vitamina D. O cálcio é um composto protector que desintoxica os ácidos biliares no tracto intestinal (estes ácidos podem provocar cancro).
O leite desnatado pode beneficiar as artérias, contém prostaglandinas E2, que protegem o estômago e paredes intestinais dos ataques das substâncias químicas nocivas, evitando as úlceras. Se bem que não as cicatrizem, aliviam a dor. O leite, o iogurte e o queijo proporcionam cálcio, fósforo, proteínas e vitamina A. O leite e o iogurte retêm as vitaminas B.

Algumas pessoas apresentam intolerância à lactose, por isso não consomem leite.
As gorduras saturadas presentes no leite estão associadas ao aumento do colesterol sanguíneo e, consequentemente, a um maior risco de doenças cardíacas e certos tipos
de cancro. O doutor Richard A. Schreiber, gastroenterólogo pediatra no Hospital Geral de Massachusetts, em Boston, diz: “A alergia ao leite de vaca é uma das principais causas da diarreia crónica e dos problemas de desenvolvimento na infância.”
Os peritos recomendam não dar iogurte aos lactentes menores de um ano, pois as proteínas deste alimento podem desencadear reacções como diarreia, falta de sono, cólicas, borbulhas e alergias respiratórias.

Leite de ojé

É o leite da árvore Ficus antihelmintica. Muito útil para eliminar parasitas.

Leite de coco

Extrai-se um copo de agua de coco, seca-se a polpa e mistura-se no liquidificador com água (pode colocar-se ou não segundo os gostos); aos bebés deve ser-lhes dada coada). Não é preciso ferver, nem adoçar, nem
aquecer. Aos bebés recém-nascidos é preferível dar-lhes água de coco morna, é hidratante; o coco maduro é laxante.

Leite de cabra

É o leite que mais se assemelha ao leite humano; é um alimento rico para o cérebro. Possui cloro e é
eficaz contra alterações renais devido ao seu efeito germicida. É facil de digerir e de assimilar, por ser rico em flúor; proporciona solidez ao esmalte dos dentes e evita as cáries; é útil em casos de artrite, reumatismo e problemas de acídez. O soro desenvolve a flora intestinal. É alcalinizante devido ao seu elevado conteúdo em sódio, potássio e cálcio. Dado que a cabra gosta da casca das árvores e de ervas, produz um leite rico em silício, inimigo da tuberculose (comum nas vacas leiteiras). Além disso, produz efeitos reconstituintes e
curativos devido ao equilíbrio dos seus elementos.

Queiio fresco

O queijo fresco é um alimento suave, digestivo e com uma dose de gorduras geralmente inferior à dos queijos
curados; o organismo digere-os facilmente.

Outras Escolhas:

Leite de Soja

Leite Materno

Iogurte

09. Março 2010 by admin
Categories: Alimentos Saudaveis | Leave a comment

Leave a Reply

Required fields are marked *


*