Damasco

Os Beneficios do Damasco (Prunus armeniaca) (Rosaceae) são varios devido ás suas variadissimas propriedades que vamos conhecer já a seguir.

Pela sua riqueza em potássio, o damasco é uma fruta diurética. Consumindo de três a cinco damascos durante dez dias aliviam-se as anemias. Devem estar frescos e não devem ser consumidos como sobremesa, pois produzem acidez e flatulência. Em cozimento (100 gramas), partido em pedaços num litro de água, usa-se para curar as dores de ouvidos e as afecções do nariz; aplica-se em compressas sobre os ouvidos ou o nariz. Para as hemorróidas tomam-se banhos de semicúpio desse mesmo cozimento. Tomado cru é de grande vitalidade pela vitaminas A e vitamina C que contém. É bom para crianças e anémicos. Não é recomendado a quem tenha dores de estômago ou de fígado.

É reconhecido como possível agente anticancerígeno, especialmente com os associados com o hábito de fumar. Contém muito betacaroteno em forma de vitamina A. Os damascos secos têm uma concentração de betacaroteno mais elevada do que a fruta fresca. A semente é venenosa devido ao seu conteúdo de amigdalina. A ingestão das sementes causa envenenamentos graves.

10. Março 2010 by admin
Categories: Alimentos Saudaveis | Leave a comment

Leave a Reply

Required fields are marked *


*