Beneficios da Beringela

Descubra os verdadeiros beneficios da beringela, suas propriedades curativas e de emagrecimento.

Beringela, nome cientifico: (Solanum melongena). As sementes da beringela empregam-se para expulsar parasitas intestinais, em especial a ténia.

A BERINGELA EMAGRECE

Recordemos que a beringela figura em escritos de Hipócrates com frequência, como sendo um bom diurético e como vermicida. As pevides maduras (as verdadeiras sementes) contêm uma substância que diminui a capacidade de adesão da cabeça da ténIa e como excelente meio de expulsão de solitárias; é laxativo contra a obstipação; em emplastro usa-se para aliviar queimaduras e contusões. Contém caroteno
(provitamina A) e minerais; é boa para a pele, a visão e para limpar mucosas. O cozimento deste fruto é um contraveneno para a estricnina (alcalóide mortal).

Para as queimaduras (do sol e outras), cobrem-se com um puré de beringela. As sementes da beringela curam os edemas, a gota, cálculos renais, ardor e dificuldades urinárias. As folhas da beringela untam-se contra entorses, distensões, contusões, rupturas, ajudam a baixar o inchaço e a acelerar o processo curativo. As folhas aplicadas em cataplasmas ou tomadas em chá baixam a febre e detêm a diarreia.

A polpa raspada aplica-se na fronte como unguento para aliviar dores de cabeça. Para expulsar lombrigas: mastigar todos os dias, durante cinco dias, uma chávena de sementes secas de beringela. Consome-se cozida ao vapor ou no forno. É refrescante. Combate infecções urinárias, diabetes e insónia.

PROPRIEDADES DA BERINGELA

Contém água, glúcidos, proteínas, fibra, vitamina A ( 3593 u.g.), vitamina B1, B2, C (9 mg), cálcio (20 mg), ferro, fósforo (40 mg), potássio (202 mg), cobre, sódio e zinco.

BERINGELA COLESTEROL

Médicos da Unicamp têm experimentado, com sucesso, o uso da beringela, junto com suco de laranja, em jejum, no controle do colesterol. Fitoterapeutas aconselham deixar a beringela de molho, na geladeira, e ir bebendo a água durante o dia.

Já o professor Sylvio Panizza (falecido) recomenda beringela verde e com casca, que melhora o metabolismo do triglicerides, usando-a de duas maneiras: duas fatias cortadas da beringela são fervidas, com uma xícara de água, durante 15 minutos e, quando mornas, coadas, e seu suco bebido três vezes ao dia, antes das principais refeições; ou então pode-se picar duas colheres de sopa da casca em uma xícara de água fervente, deixando bem tampado até amornar e tomando três vezes ao dia, depois de coado (a primeira xícara em jejum). É bom beber sempre aos goles, para ativar as glândulas, o que vai ajudar no funcionamento do fígado e do intestino; esse procedimento é importante, visto que o colesterol só é eliminado pelo intestino.

EMAGRECER COM BERINGELA

São cada vez mais as pessoas a optarem por emagrecer graças ao suco da beringela. Trata-se de uma dieta com origem no Brasil.

Para que este método funcione, é preciso tomar a beringela logo pela manhã, em jejum, e repetir duas vezes ao longo do dia, uma ao almoço e outra ao jantar. O suco sem açúcar deve assim ser tomado três vezes ao dia, de 30 a 40 minutos antes de cada refeição.

Como preparar o suco de beringela?

Escolha uma beringela. Não lhe retire a casca. Lave-a e pique em bocados pequeninos. Coloque-a no liquidificador com um pouco de água. Não deixe que fique muito batida. Escoe o líquido que obteve. Tome de manhã, 30 minutos antes do pequeno-almoço, em jejum. Repite aquando do almoço e do jantar.

Como funciona?

A qualidade fibrosa da beringela permitir-lhe-á deste modo ter a sensação de estar satisfeita, de já não ter fome, reduzindo assim o seu apetite para a refeição que se aproxima.

Além de excelente para a perda de peso, também é aconselhada para combater os níveis altos de colesterol no sangue.

Não se esqueça porém que não perderá peso se apenas bebe o suco de beringela. Também deve ter cuidado com o que come. Nenhuma dieta funciona sem que se tenha um mínimo de cuidado com o nosso regime alimentar.

19. Março 2010 by admin
Categories: Alimentos Saudaveis, Verduras e Legumes | 1 comment

One Comment

  1. A partir de amanhã vou tomar o suco da beringela .

Leave a Reply

Required fields are marked *

*


*